Notícias - CAMPANHA "SOL, AMIGO DA INFÂNCIA" DA SBD-ES

MAURÍCIO DE SOUZA E SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA JUNTOS EM CAMPANHA DE ALERTA PARA PROFESSORES E ALUNOS

Até 50% da exposição solar que uma pessoa recebe durante a sua vida é obtida antes dos 18 anos de idade. A radiação solar é a principal causa do câncer mais comum no Brasil, o da pele.

 

Os riscos de exposição ao sol começam na infância, durante as horas no parquinho, no recreioda escola, durante atividades físicas, em diversas situações que  passam despercebidas.  Um descuido e lá vêm as crianças com as bochechas, braços, pernas e ombros rosados, pequenas queimaduras solares cujos efeitos se acumulam ao longo da vida.

De acordo com a SBD, Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer de pele é responsável por 25% do total de casos no Brasil. “Devemos ensinar as crianças sobre boas práticas em exposição solar porque o efeito do sol é cumulativo, provocando o câncer na idade adulta ou ainda desencadeando outras doenças, além do envelhecimento precoce”, explica Dr. Leonardo Mello Ferreira, presidente da SBD Regional Espírito Santo.

Para fazer esse alerta, a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Regional  Estado de São Paulo lançaram um projeto de ação social apostando na linguagem do público infantil.   “ É uma forma de ensinar de uma forma que elas entendam e assimilem os novos hábitos. E é também a melhor forma de se prevenir para que a pele preserve suas características ao longo do tempo, sem riscos no futuro “, completa a Dra. Denise Steiner, presidente da SBD nacional.

Maurício de Souza, criador da turminha brasileira mais popular entre as crianças, colocou seus personagens para dar a mensagens que as famílias e escolas precisam conhecer para garantir a proteção das crianças desde bem pequenas.

O Gibi A PELE E O SOL, é uma das estrelas da  Campanha “SOL, AMIGO DA INFÂNCIA” , um projeto social para crianças em idade escolar. Nossos jovens leitores terão informações sobre como é formada a pele, qual o impacto do sol sobre elas e o jeito certo de se proteger em diversas situações.

A Campanha inclui também o lançamento de um DVD da Turma da Mônica. Os professores também receberão orientação. “ A campanha é importante não só para as crianças, mas também para os familiares que terão acesso aos gibis e toda a comunidade escolar que poderá ampliar o conteúdo da campanha, ” conclui Dra. Denise.

No Espírito Santo, onde historicamente houve grande imigração européia no interior, a Campanha será focada, a princípio, nas escolas de comunidades rurais onde haja predominância destas etnias, que são as mais acometidas pela doença por causa da pele clara e da exposição solar crônica devido ao trabalho.

A Regional Espírito Santo, junto às Secretarias Municipais de Educação dos municípios selecionados, promoverá Cursos sobre Fotoproteção Infantil para os educadores das escolas localizadas em comunidades rurais, quando haverá a doação de Guias sobre o assunto para todos os Professores, Gibis para todos os alunos e DVD´s para todas as escolas.

O Dr. Leonardo ministrou a primeira palestra para Educadores no Município de Itarana no dia 22 de novembro de 2013, com o apoio da Secretária de Educação do Município, Sra. Rosilei Sarnáglia Covre. “Nossa proposta é implantar uma Campanha contínua, abrangendo gradativamente todas as comunidades de maior risco no estado. Desta forma, Escola e Professores poderão agir como agentes multiplicadores das boas práticas em Exposição Solar naInfância. Educação também é saúde.” Complementa.

Dr. Leonardo palestrando para os Professores das Escolas Rurais de Itarana-ES

Dr. Leonardo palestrando para os Professores das Escolas Rurais de Itarana-ES

Secretária Municipal de Educação de Itarana Sra. Rosilei Sarnaglia Covre e o Presidente da SBD-ES Dr. Leonardo Mello Ferreira com o Gibi e o DVD educativos da Turma da Mônica.

Secretária Municipal de Educação de Itarana Sra. Rosilei Sarnaglia Covre e o Presidente da SBD-ES Dr. Leonardo Mello Ferreira com o Gibi e o DVD educativos da Turma da Mônica.

SBD-ES 2013 - Todos os direitos reservados - (27) 3215-0945
4Ps soluções